Fale Conosco

“A autocompaixão e o autocuidado” foi o assunto da participação da psicóloga e diretora da FACEFI, Mara Lins, em entrevista na Rádio Jovem Pan

A Doutora em Psicologia e Diretora da FACEFI (Faculdade do Centro de Estudos, da Família e do Indivíduo – CEFI), psicóloga Mara Lins, participa semanalmente do programa Jornal da Manhã – Edição Grande Porto Alegre da Rádio Joven Pan (90.7 FM), com apresentação do jornalista Fernando Zanuzo. Todas as sextas-feiras, a psicóloga aborda assuntos como relacionamentos, saúde mental e temas relacionados à Psicologia. Na participação desta sexta-feira, 10 de setembro, Mara falou sobre a autocompaixão e o autocuidado, que são questões que cada pessoa deveria olhar pra dentro de si e como elas repercutem nos relacionamentos românticos.

“A autocompaixão e o autocuidado são super importantes para não sobrecarregar nenhum relacionamento, porque as pessoas ficam com a expectativa de que toda a felicidade venha do relacionamento e isso é impossível, em primeiro lugar, e, em segundo lugar, a relação fica muito pesada com toda uma expectativa irreal. Então, é saudável ter outras "fontes de bateria", como costumo chamar, que a gente precisa para se recarregar emocionalmente. Estar com amigos, sim, é importante. Ter os próprios amigos que não são os mesmos do parceiro ou da parceira é importante. Atividades de trabalho, um lazer, alguma coisa que seja só sua, nem que seja parar e tomar um cafezinho, por exemplo. São pequenas coisas de autocuidado que vão dar mais energia emocional para lidar com as questões do dia a dia. Ajuda, inclusive, na aproximação do casal, até para ter mais assuntos para conversar. A Kristin Neff, que trabalha com o tema autocompaixão, descreveu como consistindo em três componentes básicos: o primeiro é uma postura de benevolência; o segundo, humanidade (somos humanos imperfeitos); e o terceiro, atenção plena (de lembrar que a vida é aqui e agora, de poder observar o que acontece dentro da própria pele neste. momento)”, comentou Mara.

Ouça a entrevista na íntegra abaixo. Acompanhe as participações de Mara Lins na Rádio, todas as sextas-feiras entre 7h e 8h.