Fale Conosco

“A importância de poder observar os pensamentos” foi o assunto da participação da psicóloga e diretora da FACEFI, Mara Lins, em entrevista na Rádio Jovem Pan

A doutora em Psicologia e Diretora da FACEFI (Faculdade do Centro de Estudos, da Família e do Indivíduo – CEFI), psicóloga Mara Lins, participa semanalmente do programa Jornal da Manhã – Edição Grande Porto Alegre da Rádio Joven Pan (90.7 FM), com apresentação do jornalista Fernando Zanuzo. Todas as sextas-feiras, a psicóloga aborda assuntos como relacionamentos, saúde mental e temas relacionados à Psicologia. Na participação desta sexta-feira, 03 de setembro, Mara falou sobre a importância de observar os pensamentos, “pois muitas vezes eles podem tomar conta da nossa mente, da nossa vida e não percebemos isso”.

“Um dos truques interessantes que as nossas mentes nos pregam é a tendência de coisificar certas experiências. Os psicólogos dizem que fazemos isso para torná-las reais, que precisamos dar sentido.A ansiedade e o pânico proporcionam grande exemplo disso. Pare por um momento e preste atenção: o que exatamente é a ansiedade? Se você olhar de perto verá que ansiedade é na verdade várias experiências todas ocorrendo de uma só vez: seu coração batendo mais rápido e mais forte, tensão muscular, mudanças na sua respiração, uma série de outras sensações físicas, pensamentos preocupantes, agitação em seu pensamento, um estado de sentimento semelhante a medo ou pavor e tendência em seu comportamento como procurar por refúgio, querer escapar, tentar recuperar o controle ou uma urgência para se mover, do tipo não consigo ficar parado. A sua vivência de ansiedade pode incluir algumas ou todas essas experiências e também podemos observar que nenhuma dessas sensações ocorre exclusivamente com a ansiedade. Por exemplo, a maioria dessas sensações podem ocorrer quando você está animado, torce para o seu time, ou depois de subir um lance de escada correndo.”

Ouça a entrevista na íntegra abaixo. Acompanhe as participações de Mara Lins na Rádio, todas as sextas-feiras entre 7h e 8h.