Fale Conosco

“Construção da tolerância no relacionamento conjugal” foi o assunto da participação da psicóloga e diretora da FACEFI, Mara Lins, em entrevista na Rádio Jovem Pan

A doutora em Psicologia e Diretora da FACEFI (Faculdade do Centro de Estudos, da Família e do Indivíduo – CEFI), psicóloga Mara Lins, participa semanalmente do programa Jornal da Manhã – Edição Grande Porto Alegre da Rádio Joven Pan (90.7 FM), com apresentação do jornalista Fernando Zanuzo. Todas as sextas-feiras, a psicóloga aborda assuntos como relacionamentos, saúde mental e temas relacionados à Psicologia. Na participação desta sexta-feira, 25 de junho, Mara falou sobre a construção da tolerância no relacionamento conjugal.


“De modo geral, nós não gostamos de sentir mal estar, seja com alguma emoção entendida como negativa, seja o próprio pensamento avaliado como ruim. Diante das experiências internas desagradáveis, a nossa ação é automática, voltada para eliminar essas situações que nos fazem sofrer”, comenta Mara. “Mesmo que a dor seja interna, a gente atribui a uma causa externa. Ou seja, nós achamos que o problema não está conosco, e, sim, no outro, e, falando em relação de casal, no(a) parceiro(a). Na relação de casal, quando isso acontece, o impulso frente essa dor é eliminar aquele que julgamos responsável pelo nosso problema: o(a) parceiro(a). E como vai ser essa mudança? Achamos que é mudando a outra pessoa, óbvio. Mas infelizmente não é tão simples assim”, completa.


Ouça a entrevista na íntegra abaixo. Acompanhe as participações de Mara Lins na Rádio, todas as sextas-feiras entre 7h e 8h.