Fale Conosco

Equilíbrio psicológico durante a pandemia e formação de psicólogos aptos a encararem desafios atuais foram temas de entrevista na Rádio Jovem Pan

O doutor em Psicologia e coordenador do curso de Graduação da FACEFI, Crístofer Batista da Costa, concedeu entrevista ao jornalista Fernando Zanuzo, da Rádio Jovem Pan, na manhã desta quinta-feira, (25), sobre a importância da saúde psicológica durante a pandemia. Na ocasião, Cristofer também apontou algumas estratégias para manter o equilíbrio emocional nesse período.

“A gente ainda tem ideia fragmentada de saúde, que separa a saúde física da saúde psicológica. Precisamos nos perceber como seres biopsicossociais. Hoje, estamos passando por uma pandemia e isso impacta diretamente o aspecto social da nossa vida. Como seres biopsicossociais, esses aspectos sociais levam a gente a ter uma condição de desequilíbrio no trabalho, finanças, saúde, perdas de pessoas que a gente ama. Esses eventos são macrossociais e impactam diretamente na nossa saúde psicológica. Não há como dissociar essa condição maior que está acontecendo na nossa vida de como a gente tem se sentido. Precisamos olhar a integralidade dessas questões”, destacou Crístofer.

O doutor ainda abordou temas como crise e instabilidade, sensação de insegurança, instinto de sobrevivência, ansiedade e medo. Por fim, Crístofer enfatizou a importância do profissional psicólogo para abraçar os desafios que surgem. “Uma prática da FACEFI é primar pela formação do psicólogo que vá conseguir dar conta de todas as demandas desse ser biopsicossocial, inclusive em situações de crise e emergência”, finalizou.

Ouça a entrevista na íntegra clicando aqui