Fale Conosco

“Impactos e desafios da maternidade na pandemia” foi o tema da participação da Psicóloga e Diretora da FACEFI, Mara Lins, em entrevista à Rádio Jovem Pan

A doutora em Psicologia e Diretora da FACEFI (Faculdade do Centro de Estudos, da Família e do Indivíduo – CEFI), psicóloga Mara Lins, participa semanalmente do programa Jornal da Manhã – Edição Grande Porto Alegre da Rádio Joven Pan (90.7 FM), com apresentação do jornalista Fernando Zanuzo. Todas as sextas-feiras, a psicóloga aborda assuntos como relacionamentos, saúde mental e temas relacionados à Psicologia.

Na participação desta sexta-feira, 7 de maio, Mara falou sobre os impactos e os desafios da maternidade durante o período da pandemia, tanto para mães de bebês, de crianças e de adultos. Mara resgatou o cenário em que vivemos, definido pela distância, pela doença, sem rituais tradicionais das visitas e como as mães ficam solitárias e sobrecarregadas.

A doutora citou a autora Elisabeth Kübler-Ross, que disse que as pessoas que conheceram a derrota, o sofrimento e a perda e encontraram seu caminho para fora das profundezas, são as pessoas mais lindas ‘porque elas têm uma sensibilidade, um entendimento da vida que enchem de gentileza e uma profunda preocupação amorosa’. “Diante desses tempos sombrios que estamos vivendo, a saída é poder diminuir o volume de autocrítica das mães. Mães, vocês estão fazendo o melhor que podem no papel de mãe e dentre outros tantos papeis. E diante dessa sensibilidade, que foi mais do que nunca desenvolvida e aguçada, acompanhar as experiências dos filhos, aqui e agora, seja qual for a idade do filho, esse é o maior presente. Esse é o ciclo da vida. Aproveitar que estamos aqui e agora. Parabéns para todas as mães”, completou Mara.

Ouça a entrevista na íntegra clicando aqui. Acompanhe as participações de Mara Lins na Rádio entre 7h e 8h.