Fale Conosco

“Os 4 cavaleiros do apocalipse do casamento” foi o assunto da participação da psicóloga e diretora da FACEFI, Mara Lins, em entrevista na Rádio Jovem Pan

A doutora em Psicologia e Diretora da FACEFI (Faculdade do Centro de Estudos, da Família e do Indivíduo – CEFI), psicóloga Mara Lins, participa semanalmente do programa Jornal da Manhã – Edição Grande Porto Alegre da Rádio Joven Pan (90.7 FM), com apresentação do jornalista Fernando Zanuzo. Todas as sextas-feiras, a psicóloga aborda assuntos como relacionamentos, saúde mental e temas relacionados à Psicologia.

 

Na participação desta sexta-feira, 18 de junho, Mara falou sobre a comunicação do relacionamento de casais a partir de uma ideia do pesquisador norte americanos, John Gottman, sobre os quatro cavaleiros do apocalipse do casamento, na perspectiva de que esses sinais seriam de fim do mundo.

 

“Toda a relação exige um esforço para se manter num caminho da ecologia emocional do casal: existindo uma atenção constante entre as forças que os mantém unidos e as que podem separar, comenta Mara. De acordo com Gottman, os quatro cavaleiros seriam: a crítica, o desprezo, a defensividade e a falta de comunicação. “A medida que os comportamentos vão se tornando mais arraigados, o casal se concentra cada vez mais nos sentimentos crescentes de negatividade e tensão no seu casamento. Depois eles podem ficar “surdos” aos esforços de reconciliação e isso ocorre quando um cavaleiro do apocalipse vai crescendo e vai abrindo espaço para o outro”, completa.

 

Ouça a entrevista na íntegra abaixo. Acompanhe as participações de Mara Lins na Rádio, todas as sextas-feiras entre 7h e 8h.