Fale Conosco

Psicóloga e Diretora da FACEFI, Mara Lins, fala sobre os efeitos da pandemia em bebês na Rádio Jovem Pan, nesta sexta-feira (16/04)

A doutora em Psicologia e Diretora da FACEFI (Faculdade do Centro de Estudos, da Família e do Indivíduo – CEFI), psicóloga Mara Lins, participa semanalmente do programa Jornal da Manhã – Edição Grande Porto Alegre da Rádio Joven Pan (90.7 FM), com apresentação do jornalista Fernando Zanuzo. Todas as sextas-feiras, a psicóloga aborda assuntos como relacionamentos, saúde mental e temas relacionados à Psicologia.

Na participação desta sexta-feira, 16 de abril, Mara falou sobre os efeitos da pandemia para os bebês nascidos nesse período, mencionando estudos internacionais sobre a temática.

“O jornal inglês The Guardian publicou um estudo que cita que os bebês nascidos na Grã-Bretanha no ano da pandemia de 2020 passaram todos os oito meses ou um ano de suas vidas - e também a gestação – em um mundo definido pela distância e pela doença. O círculo destes bebês é pequeno e eles quase não saem de casa. E, quando saem, os rostos que vão espiar pelo seu carrinho são todos atrás de uma máscara. E o bebê, geralmente, é um ímã para o toque humano e, agora, é proibido”, destacou Mara.

A psicóloga também abordou questões sobre o relacionamento e convívio com os avós, que estão na categoria de maior risco para o vírus, as diferenças da primeira infância de agora para a primeira infância de antes da pandemia, a questão da sociabilidade dos bebês, da falta de interações, de que tipos de marcas este período pode deixar em suas vidas, bem como a relação dos pais e o sentimento de culpa que pode haver na pandemia ou a sensação de que o lockdowm tenha se parecido como uma enorme licença-maternidade.

Ouça a entrevista na íntegra clicando aqui.